quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O que vestir?

No Brasil, os tecidos tecnológicos ainda é novidade, e por isso na hora de comprar uma roupa para a prática do esporte, surge a dúvida, qual tecido sera mais adequado para a minha atividade? Funciona mesmo ou é somente marketing? Convivendo com essas dúvidas, estarei escrevendo alguns textos no blog para tentar ajudá-lo na sua próxima compra.
Irei começar falando dos tecidos com tecnologia dry, que nada mais são tecidos  feitos na sua maioria em polyester(também podem ser de poliamida)construídos para transportar o suor do lado do tecido em contato com o corpo para o lado de fora, tornando assim mais fácil a evaporação do suor. Existem várias nomenclaturas de tecidos dry com o dry fit, termo dry, play dry, dry tec, powerdry e outros, mas todos  eles usam o mesmo princípio de fabricação
Na última Outdoor Retailer em Salt Lake(feira de fabricantes de material para esportes Outdoor) , tive a oportunidade de ver uma empresa que desenvolveu tecido de algodão com tecnologia dry, e é muito interessante, pois une o melhor do algodão que é a toque macio e confortável, com a tecnologia dos tecidos sintéticos. Um ponto negativo dos tecidos dry feito de poliamida é o mau cheiro, que ele acaba ficando, e por isso desenvolveram a tecnologia de aplicar neles nanoparticulas de metais pesados, principalmente a prata. Existe uma grande controvérsia sobre esse produto, pois os metais pesados são altamente poluentes e se ingeridos causam problemas para os humanos, então ão aconselho o uso desse produto pois polui o ambiente e é prejudicial a saúde dos trabalhadores que o produzem. Existe algumas empresas que desenvolveram anti bacterecidas naturais para serem misturados ao tecido, mas estes ainda não são encontrados no Brasil.
As roupas fabricadas em dry, são recomendadas para a prática de todos os esportes, principalmente para os práticados a oar livre e em temperaturas baixas, pois com o suor do lado de fora, a sensação térmica é muito mais confortável. No próximo texto estarei falando dos tecidos impermeáveis.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Corridas de Montanha

Modalidade já consagrada na Europa e EUA, as corridas de montanha vem ganhando força nos últimos 2 anos no Brasil. Com várias provas pipocando no calendário, vem sendo uma alternativa para os corredores cansados de participarem de provas no mesmo circuito com o visual da selva de pedra das grandes cidades. A corrida de montanha é uma modalidade totalmente diferente da corrida de rua, onde nas trilhas o objetivo não é baixar o tempo e sim simplesmente acabar, pois as dificuldades são grandes, como o desnivel elevado, terrenos escorregadios e com pedras soltas e outros. Para os que vivem nas cidades grandes, é uma ótima opção para sair da rotina, ter maior contato com a natureza, respirar ar puro e ter um novo desafio, sendo que o ambiente nessas provas são bem mais descontraidos, favorecendo a maior integração entre atletas.
 Um outro atrativo é também se programar para fazer uma prova no exterior, tendo ótimas opções em nosso vizinho com a K42 em Bariloche e a Cruce de Los Andes ou a Transrockies nos EUA ou a famosa Ultra Trail Du Mont Blanc que larga na França passando pela Itália e Suíca, com a chegada na França novamente.
 Se você nunca correu uma prova de montanha ou trail running, fica o desafio, te garanto que será uma experiência muito prazerosa que você irá querer repetir mais vezes. Segue abaixo uma lista das principais competições no Brasil:

Bombinhas K42;
Mountain Do;
Circuito Adventure Camp;
Troféu SP;
- Circuito Brasileiro de corridas de montanha;

Em breve estaremos lançando nossa coleção específica para praticantes de corrida de montanha, assim que a coleção estiver pronta, postarei aqui no blog.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Haka Race São Bento do Sapucai

No último fim de semana participamos do Haka Race com a equipe Espirito de Aventura/Vertoutdoor. Saímos de SP as 5:00 da manhã e as 7:30 chegamos em São Bento. Como sempre nossa logistica acabou sendo um pouco falha e com um pneu furado antes de a prova começar, ficamos na correria até a largada da prova. Largamos rumo ao PC1 com uma subida insana na qual o Ivan me puxou literalmente durante toda ela e com isso nos mantivermos no primeiro pelotão até o Pc2( assinamos em 15).  Saindo do PC não achamos a trilha então rasgamos mato até o outro lado e lá encontramos a trilha mas logo a frente chegamos em uma bifucarção e fizemos a infeliz escolha de descer até um curral onde achavamos que estava o pc virtual. Com isso fizemos uns 10 kms a mais de subidas insanas, até corrigir o erro e achar o virtual. Apó o virtual fomos até o PC4 e lá descobrimos o que já imaginavamos, que estavamos entre os últimos da prova( assinamos em 46). Então seguimos em frente com o objetivo de tentar ganhar o máximo de posições possíveis e tentar não pegar o corte(tarefa quase impossível). Chegando no Pc5/at1 mudamos nossa estratégia pois o Ivan estava com inicio de caimbras, então ele remou os 5 kms enquanto eu fui buscar o PC pulseira que desobrigava fazer o PC do Rapel. Demorei 15 minutos para pegar ele e voltar e então segui rumo ao PC 6 subindo e subindo até chegar no Rapel, onde encontrei com várias equipes indo e voltando do rapel. Nesta subida quebrei feio, deu uma baixa de energia e quando tentei parar quase desmaiei e então resolvi seguir pq parar pra descansar ia ser pior. Cheguei no pc7 e o Ivan já estava a quase meia hora me esperando, então fizemos a troca, ele seguiu com as duas bikes para o PC8 e eu remando bem lentamente para descansar um pouco.  Chegando no PC8, percebi que havia perdido a minha mochila no meio do rio, e dai desanimei de vez, mas enquanto esperava o Ivan chegar com as bikes um atleta que vinha atrás achou ela :) . Seguimos forte ao pc9 e descobrimos que haviamos pegado  o corte, então seguimos num ritmo confortável até a chegada.  A prova foi muito bem montada com muita navegação e estratégia, algo que vinha faltando nas provas curtas, espero que as próximas etapas sigam o mesmo nível. Agora é treinar para a próxima etapa do Trofeu SP que promete ser uma prova muito bacana tb.

Halmer Marques
Espirito de Aventura/ Vert Outdoor

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Impressões da Outdoor Retailer - Parte I

Entrada da Feira

Se existe algum lugar que pode proporcionar o mesmo prazer que estar nas montanhas, fazendo trilhas, acampando e junto da natureza, é na Outdoor Retailer. Todas as principais marcas do mundo outdoor estavam presentes na feira que aconteceu este ano em Salt Lake City. A feira é gigante, muito maior do que eu esperava, e com isso dá para ter uma idéia do mercado outdoor nos EUA. Outra coisa que me marcou muito é o incentivo que eles oferecem para as pessoas praticarem atividades outdoor, principalmente as crianças com diversos programas de divulgação dos esportes e de produtos para esse público. Me lembrei de uma cena que aconteceu quando estudava inglês em Vancouver(Canadá) e em uma sexta feira voltando para casa no final da tarde peguei um ônibus que estava com no mínimo 20 crianças de uma escola com idade entre 8 a 10 anos indo acampar com seus professores ao redor da cidade. Acredito que esse é o ponto que devemos incentivar no Brasil, a divulgação da prática Outdoor em nossas crianças.
Voltando a feira, o que mais me chamou a atenção  foi a da sustentabilidade e preocupação com a natureza. A feira é 100% carbono neutro, e estimula as empresas do meio a se tornarem mais  ecoeficientes. Aqui existe uma contraponto, pois enquanto os EUA é o país que mais polui e destrói a natureza, as empresas do meio estão muito avançadas na questão da sustentabilidade, desenvolvendo diversos materiais reciclaveis e ecológicos e incentivando seus clientes a terem uma vida mais verde.

Estande da marca Keen, o mais verde de todos, sendo todo feito com materiais reciclados.

Outro ponto foi a responsabilidade social presentes nos principais estandes. Essas empresas colocavam 1 produto a venda com preço promocional e todo o valor arrecadado era doado para uma ONG escolhida pela empresa. Precisamos caminhar neste sentido no Brasil, as empresas precisam assumir seu papel na sociedade e não focar apenas no lucro. Mais tarde posto o resto...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Outdoor Retailer, a maior feira de artigos para Outdoor do mundo.

Todo ano, acontece em Agosto a maior feira de produtos Outdoor do mundo, nos EUA e este anos estaremos participando, buscando novidades para trazer para o Brasil. Estarei fazendo uma cobertura através do twitter @vertoutdoor, mostrando os principais lançamentos do mercado.